quinta-feira, 30 de julho de 2009

Brincadeiras Populares

As nossas crianças não tem mais tanto espaço livre para brincar. Hoje, na maioria das vezes, o que vemos são crianças estáticas em frente de uma televisão, de um computador ou de outro tipo de aparelho eletrônico que lhes absorve a atenção.

Por isso estou disponibilizando aqui alguns tipos de brincadeiras que desenvolvem a criatividade, a psicomotricidade e a socialização integral. São fáceis de fazer , de brincar e não necessitam de muito espaço.
Quando as crianças utilizam as brincadeiras populares, há uma continuidade sócio-cultural.

Vamos brincar?

Avião de papel

Bola de Meia - Pega-se umas folhas de jornal e amasse-as da forma mais redonda possível. Depois coloque o jornal amassado dentro de uma meia e de um nó bem firme na meia. Pronto, agora é só chamar os amigos e jogar!

Bola de Gude - O chão de terra é o ideal, já que algumas modalidades pedem pequenos buracos no caminho. Dá para jogar em terrenos asfaltados e pisos, marcando a arena com um giz, mas isso implica em fazer adaptações nas fases que envolvem buracos, como substitui-los por círculos.

Bilboquê - é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.



Vamos fazer um Bilboquê?


Material:



1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio)
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Tinta guache




Como fazer:

Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar.

















O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.

Pé de lata

Material:

Duas latas vazias que tenham o mesmo tamanho, barbantes e prego.




Como fazer: Faça dois furos com o prego na parte de baixo de cada lata, deixando espaço para a criança colocar os pés. Coloque o barbante nos furinhos e amarre as pontas na parte de dentro da lata.
Para brincar, basta subir com um pé em cada lata, segurando o barbante e mover as pernas para andar.

OBS: O barbante pode variar de tamanho de acordo com a altura da criança, mas deve ficar na altura das mãos.

2 comentários:

  1. Anônimo6/11/09

    essas brincadeiras sao de que regioes?

    ResponderExcluir